A cerimônia que marca o início oficial do conclave para a escolha do novo papa foi realizada nesta quarta-feira (7), na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Em um momento de grande simbolismo e solenidade, os cardeais eleitores entraram em fila por um “corredor vermelho” formado entre os fiéis, conduzidos até o altar, onde se acomodaram em cadeiras dispostas em semicírculo.
A Missa Pro Eligendo Pontifice, celebrada pelo cardeal decano Giovanni Battista Re, é o último ato público dos cardeais antes do início do processo de votação, que ocorrerá sob sigilo na Capela Sistina. Durante a celebração, imagens sacras foram incensadas e rezas homenagearam o papa Francisco, falecido em abril aos 88 anos.
Um dos momentos mais marcantes foi a procissão com a imagem de Jesus Cristo, carregada por um clérigo. Ao fim da missa, os cardeais seguiram em procissão entoando o hino Veni Creator Spiritus, invocando o Espírito Santo para guiá-los na escolha do novo pontífice.
A partir das 14h (horário de Brasília), será realizada a primeira votação, com expectativa de até quatro rodadas diárias nos dias seguintes. Ao todo, 133 cardeais com menos de 80 anos têm direito a voto, sendo necessário o apoio de ao menos 89 para eleger o novo papa.
Durante o conclave, os cardeais permanecem isolados do mundo externo. Cada voto é depositado em urna, contado e registrado. As cédulas são queimadas ao fim de cada votação: fumaça preta indica indefinição; branca, a eleição de um novo papa.
Caso não haja definição após 34 votações, o processo é reduzido aos dois nomes mais votados. Após eleito, o novo papa é anunciado ao público da sacada da basílica, após um breve recolhimento na Sala das Lágrimas, onde veste os trajes papais.
Fonte: G1
Para mais informações e outras novidades de Osasco, siga o @osasconews_oficial no Instagram e fique sempre atualizado!