Carnaval deve ser de calor intenso e pouca chuva na maior parte do país

O Carnaval será marcado por calor intenso e chuvas isoladas no Brasil. Temperaturas ultrapassam 40°C no Sul, enquanto pancadas ocorrem no Norte e Nordeste. Sudeste e Centro-Oeste terão máximas entre 26°C e 34°C.
Imagem: Canva Pro

Os últimos dias de fevereiro e os primeiros de março serão marcados por altas temperaturas e chuvas isoladas em grande parte do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O período do Carnaval deve manter o padrão climático observado ao longo do mês.

Ondas de calor e temperaturas elevadas

No Rio Grande do Sul, uma onda de calor iniciada no dia 22 deve persistir até o dia 26, com temperaturas até 5°C acima da média, chegando a ultrapassar 40°C no centro-oeste do estado. No Carnaval, o Sul continuará com temperaturas elevadas, podendo superar 38°C no Rio Grande do Sul.

As regiões Sudeste e Centro-Oeste terão máximas entre 26°C e 34°C, enquanto o Nordeste registrará temperaturas entre 26°C e 36°C, podendo ultrapassar 38°C em áreas do interior. No Norte, as máximas devem variar entre 26°C e 34°C.

Previsão de chuvas

  • Sudeste: Tempo firme em Minas Gerais, com pancadas isoladas em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo (abaixo de 40 mm), exceto no sudeste paulista, onde pode ultrapassar 60 mm.
  • Nordeste: Tempo firme na Bahia, Pernambuco, oeste do Piauí e Alagoas. Chuvas isoladas na faixa leste, com acumulados inferiores a 20 mm. No norte do Maranhão, Piauí e litoral do Ceará, chuvas acima de 80 mm.
  • Sul: Aumento da nebulosidade com pancadas isoladas (abaixo de 30 mm), mas há risco de tempestades devido ao calor e umidade.
  • Centro-Oeste: Instabilidades no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e oeste de Goiás, com chuvas acima de 80 mm no noroeste do MT. No centro-leste de Goiás e leste do MS, chuvas abaixo de 20 mm.
  • Norte: Pancadas de chuva com acumulados acima de 50 mm, exceto em Roraima, onde os volumes serão inferiores a 10 mm. No nordeste do Pará, acumulados acima de 80 mm devido à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

O Carnaval será marcado por temperaturas elevadas e pouca chuva, favorecendo as festividades em grande parte do país, mas exigindo cuidados com o calor extremo.

Fonte: Agência Brasil


Para mais informações e outras novidades de Osasco, siga o @osasconews_oficial no Instagram e fique sempre atualizado!