Nesta segunda-feira (20), ao assumir seu novo mandato como 47º presidente dos Estados Unidos, Donald Trump fez declarações polêmicas sobre a relação dos EUA com o Brasil e outros países da América Latina. Durante a assinatura de seus primeiros decretos no Salão Oval da Casa Branca, Trump afirmou que “eles precisam de nós muito mais do que nós precisamos deles”.
A declaração foi feita em resposta à repórter Raquel Krähenbühl, da TV Globo, que perguntou se o presidente americano pretende dialogar com Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, e como será a relação com os países da região. Trump reforçou sua visão de que os Estados Unidos são indispensáveis no cenário global: “Não precisamos deles. Eles precisam de nós. Todos precisam de nós”.
Em contrapartida, Lula adotou um tom conciliador ao comentar as declarações de Trump. “Eu, como presidente do Brasil, torço para que ele faça uma gestão profícua para que o povo americano melhore. Não queremos briga com os Estados Unidos, nem com nenhum outro país”, afirmou o líder brasileiro. Lula também destacou a importância de manter boas relações com outras nações, incluindo Venezuela, China, Índia e Rússia.
Primeiros decretos e promessas de Trump
Após tomar posse, Trump já começou a implementar medidas de impacto, muitas delas controversas. Ele assinou decretos como:
- Perdão presidencial aos envolvidos no ataque ao Capitólio: Trump perdoou 1,5 mil pessoas acusadas de participação no episódio de 6 de janeiro de 2021. Ele declarou esperar que todos sejam soltos até a próxima semana.
- Saída do Acordo de Paris: Justificando prejuízos à economia americana, Trump retirou os Estados Unidos do pacto global sobre mudanças climáticas.
- Reversão de políticas de Biden: O presidente anunciou que 79 medidas implementadas por Joe Biden serão descontinuadas.
- Emergência na fronteira com o México: Trump declarou que enviará militares à fronteira para impedir a entrada de imigrantes ilegais e prometeu deportar todos os que estiverem em situação irregular no país.
- Rebaptismo do Golfo do México: Em uma decisão simbólica, afirmou que o local passará a se chamar “Golfo da América”.
Trump usou seu discurso de posse para declarar o início de uma “era de ouro” para os Estados Unidos, prometendo restaurar a soberania nacional e criar uma América “próspera e livre”.
“A era de ouro dos Estados Unidos começa neste momento. Nossa soberania será restaurada, e nossa prioridade será criar uma nação rica de novo”, enfatizou Trump.
Com um tom nacionalista e protecionista, o novo mandato promete movimentar a política americana e internacional, com decisões que já geram repercussão entre líderes mundiais e especialistas.
Fonte: G1 / Globo
Para mais informações e outras novidades de Osasco, siga o Osasconews_oficial no Instagram e fique sempre atualizado!