Novas tecnologias criarão 78 milhões de empregos até 2030, diz estudo

Avanços tecnológicos criarão 78 milhões de empregos até 2030, destacando áreas como inteligência artificial e Big Data, enquanto extinguirão 92 milhões. Empresas brasileiras priorizam profissionais prontos, mas habilidades precisam evoluir.
Imagem: Freepik

Um estudo do Fórum Econômico Mundial revela que avanços tecnológicos gerarão 170 milhões de novos empregos e extinguirão 92 milhões até 2030, resultando em um saldo positivo de 78 milhões de vagas no mundo, cerca de 7% dos postos atuais.

Profissões como especialistas em Big Data, inteligência artificial, segurança cibernética, veículos autônomos e desenvolvedores de software liderarão a criação de empregos. Por outro lado, funções como caixas bancários, operadores de entrada de dados e atendentes de transporte estão em declínio.

No Brasil, 37% das habilidades dos trabalhadores devem mudar nos próximos cinco anos, com foco em inteligência artificial, Big Data e alfabetização tecnológica. Embora 58% das empresas planejem contratar profissionais capacitados, muitas preferem recrutar especialistas prontos a investir em treinamento interno.

O estudo reforça a necessidade de adaptações em gestão de pessoas e investimentos em qualificação para acompanhar a transformação digital.


Fonte: Agência Brasil


Para mais informações e outras novidades de Osasco, siga o Osasconews_oficial no Instagram e fique sempre atualizado!