Osasco: Jair da Costa, campeão mundial em 1962, morre aos 84 anos

O ex-jogador Jair da Costa, campeão mundial de 1962, morreu aos 84 anos em Osasco. Ídolo da Portuguesa e da Inter de Milão, foi um dos grandes pontas-direitas do futebol.
Imagem: Arquivo/Internazionale de Milão

Morreu neste sábado (26), em Osasco, o ex-atacante Jair da Costa, aos 84 anos. A causa da morte não foi divulgada. Jair foi ponta-direita e um dos grandes nomes do futebol brasileiro, com passagens marcantes pela Portuguesa e pela Inter de Milão, além de ter feito parte da seleção brasileira campeã da Copa do Mundo de 1962.

A Portuguesa, clube que revelou o jogador, lamentou a perda em suas redes sociais, destacando que Jair é considerado, ao lado de Julinho Botelho, um dos melhores pontas-direitas da história da equipe. O clube também ressaltou o pioneirismo do atleta ao atuar no futebol europeu.

Natural de Osasco, Jair teve uma carreira internacional de destaque. Na Inter de Milão, conquistou quatro títulos italianos, duas Copas dos Campeões da UEFA (atual Champions League) e duas Copas Intercontinentais. Defendeu ainda o Roma e, no Brasil, jogou pelo Santos, onde foi campeão paulista em 1973 ao lado de Pelé.

Jair encerrou sua trajetória como jogador em 1976, no Windsor Star, no Canadá. Em Osasco, onde residia, era empresário, proprietário de açougue, lanchonete, loja de material esportivo e uma quadra esportiva, esta última pintada com as cores da Inter de Milão.

Em 2020, foi nomeado embaixador da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), reconhecimento concedido também a outros campeões mundiais como Dino Sani, Moacir e Mazzola.

Jair da Costa era casado com Mirthes Rodrigues da Costa e pai de quatro filhos: Carlos Eduardo, Maurizio, Fernando Luís e Rogério César. As informações sobre o velório e o sepultamento não foram divulgadas.

Fonte: Giro SA


Para mais informações e outras novidades de Osasco, siga o @osasconews_oficial no Instagram e fique sempre atualizado!