Na última sexta-feira (26), o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), revelou um pacote de construção de moradias que beneficiará os municípios de Osasco, Carapicuíba, Itapevi, São Roque, Santana de Parnaíba e Araçariguama. Ao todo, serão 1.235 unidades habitacionais destinadas aos munícipes dessas regiões.
Os dados divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação indicam que Carapicuíba será contemplada com a maior quantidade de moradias (500), seguida por Osasco (443), Santana de Parnaíba (114), São Roque (100) e Araçariguama (28). A lista completa está disponível no portal da secretaria.
O governador destacou que o objetivo do governo estadual é a construção de 43.756 novas moradias em 231 municípios paulistas, com um investimento previsto de R$ 5,26 bilhões. Até o final de 2026, a meta é entregar 200 mil moradias, sendo que mais de 25 mil já foram entregues e 100 mil estão em processo de produção.
Além das construções diretas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), o Estado também concede Cartas de Crédito Imobiliário (CCI) pelo programa Casa Paulista, possibilitando que famílias de baixa renda negociem a compra de suas moradias diretamente com as construtoras.
A distribuição das moradias considera critérios como o Índice de Desenvolvimento Urbano (IDH), número de imóveis em áreas de risco e disponibilidade orçamentária, com 100% das demandas provenientes das prefeituras. O programa Vida Longa também é destaque, oferecendo residências para idosos em situação de vulnerabilidade.
Com investimentos significativos e parcerias estratégicas, o Governo de São Paulo busca reduzir o déficit habitacional e promover o acesso à moradia digna em todo o estado.
Fonte: Giro SA