Fumaça branca no Vaticano: Robert Prevost é eleito novo papa e será o 1º pontífice americano da história

Robert Prevost é eleito papa e se torna o primeiro americano a liderar a Igreja. Escolheu o nome Leão XIV. Ex-missionário no Peru, assume com perfil pastoral e visão global.
Imagem: Vaticano

A fumaça branca saiu da Capela Sistina nesta quinta-feira (8), encerrando o conclave e anunciando ao mundo que a Igreja Católica tem um novo líder. O cardeal Robert Francis Prevost foi eleito papa, tornando-se o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos a assumir o trono de São Pedro.

Com 69 anos, Prevost é natural de Chicago, mas também é conhecido como “pastor de duas pátrias”, devido à sua extensa atuação missionária no Peru, onde viveu nos anos 1980. Fluente em espanhol e profundamente envolvido com a realidade da Igreja na América Latina, ele representa uma escolha simbólica para um catolicismo cada vez mais global.

O ritual da escolha
Após sua eleição pelo Colégio dos Cardeais, Prevost foi conduzido à Sala das Lágrimas, onde vestiu pela primeira vez a batina branca e escolheu seu novo nome papal: Leão XIV. Em seguida, o cardeal protodiácono apareceu na varanda da Basílica de São Pedro para anunciar: “Habemus papam”. O novo papa, então, fez sua primeira aparição pública e concedeu a bênção “Urbi et Orbi”.

Perfil e desafios
Prevost exercia, até sua eleição, o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos, uma das posições mais estratégicas do Vaticano. A função lhe deu ampla visão da Igreja global e o colocou em papel-chave na nomeação de bispos ao redor do mundo. Ele também é membro da Ordem dos Agostinianos, o que adiciona um aspecto contemplativo à sua formação espiritual.

Em entrevistas anteriores, Prevost defendeu um episcopado mais humilde, próximo das pessoas, alinhado com o legado de Francisco. Apesar de enfrentar resistências internas, principalmente pela tradicional cautela com papas americanos, sua visão pastoral, defesa da justiça social e experiência internacional pesaram na escolha.

Tradicional jantar com os cardeais
Mantendo a tradição iniciada por João XVIII, Prevost oferecerá um jantar aos cardeais eleitores ainda nesta quinta-feira, em gesto de agradecimento e convivência.

Fonte: G1 e CNN


Para mais informações e outras novidades de Osasco, siga o @osasconews_oficial no Instagram e fique sempre atualizado!