Osasco realiza Oficina da Estratégia Alimenta Cidades

Osasco realizou a Oficina da Estratégia Alimenta Cidades para fortalecer políticas de segurança alimentar. O evento reuniu autoridades, especialistas e sociedade civil para debater ações sustentáveis e combater a fome no município.
Imagem: Fernanda Cazarini

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Sustentabilidade, promoveu no dia 20 de março a Oficina da Estratégia Alimenta Cidades. O evento ocorreu no Centro Municipal de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (CEFOR) e integrou a Estratégia Federal “Alimenta Cidades”, prevista na Portaria MDS nº 972, de 26 de março de 2024. O objetivo foi fortalecer as políticas de segurança alimentar e sustentabilidade no município.

A oficina contou com a presença de gestores públicos, representantes da sociedade civil, acadêmicos, membros do terceiro setor, universidades, parceiros institucionais e especialistas. Durante o encontro, foram debatidas a implementação de uma rota para a segurança alimentar de Osasco, a troca de experiências e a promoção de novas iniciativas voltadas à sustentabilidade.

Compromisso com a segurança alimentar

O prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, destacou a importância de parcerias como essa e reforçou que sua gestão tem foco no bem-estar dos osasquenses, independentemente de questões partidárias. “Falamos que o nosso partido é Osasco, então todos os integrantes dos governos Estadual e Federal que queiram ajudar nossa cidade sempre serão bem-vindos”, afirmou.

Ele também ressaltou programas municipais voltados à segurança alimentar, como o Banco de Alimentos, a Agricultura Urbana, o Cartão Nosso Futuro, o Banco de Leite e a alimentação escolar. “Essas iniciativas fazem de Osasco uma referência no combate à fome”, completou.

A representante da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), Cláudia Bocca, falou sobre as atividades desenvolvidas durante a oficina e destacou a parceria com Osasco. “No final de 2023, publicamos um decreto e instituímos a Estratégia Alimenta Cidades. Osasco prontamente atendeu ao nosso convite, o que nos enche de orgulho”, disse.

Segundo Cláudia, o governo federal busca apoiar as iniciativas de gestão local, valorizar experiências inspiradoras e oferecer suporte na implementação de políticas alimentares eficazes. O primeiro ciclo do programa está sendo realizado em 60 cidades.

Destaques e iniciativas de Osasco

O evento, parte das comemorações pelos 63 anos de emancipação de Osasco, incluiu apresentação do diagnóstico situacional de segurança alimentar e nutricional, roda de conversa, dinâmicas, identificação de fragilidades, definição de metas prioritárias e elaboração do cronograma de implementação.

O secretário executivo de Segurança Alimentar e Sustentabilidade de Osasco, João Paulo Pucciariello Perez, enfatizou a relevância do município na área. “O Banco de Alimentos de Osasco recebeu menção honrosa do governo do Estado. Além disso, somos uma das dez cidades brasileiras a integrar o Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana e atuamos como mentores do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares”, destacou.

A oficina também contou com a participação dos secretários Marcelo Couto Dias (Família, Cidadania e Segurança Alimentar) e José Carlos Vido (Assistência Social), dos secretários adjuntos Ivanildo Luiz dos Santos (Emprego, Trabalho e Renda) e Luiz Henrique do Nascimento (Família, Cidadania e Segurança Alimentar), dos vereadores Stephane Rossi e Laércio Mendonça, e de representantes de instituições como Instituto Comida do Amanhã, Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) e Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).

Fonte: Prefeitura de Osasco


Para mais informações e outras novidades de Osasco, siga o @osasconews_oficial no Instagram e fique sempre atualizado!