Osasco pode ser o primeiro município do consórcio Cioeste a decretar estado de emergência para dengue. A cidade já ultrapassa 1.500 casos confirmados e 1.915 casos prováveis, segundo o Núcleo de Informação Estratégica em Saúde do Estado de São Paulo. Com mais de 200 casos por 100 mil habitantes, o município se aproxima do patamar epidêmico de 300 casos por 100 mil habitantes.
Reunião do cioeste e medidas de contenção
Durante assembleia do Cioeste, realizada na terça-feira (11), prefeitos da região discutiram estratégias para conter a explosão de casos. A decretação do estado de emergência permitirá maior agilidade na implementação de ações de combate à doença.
O governo estadual já decretou emergência em saúde pública em 19 de fevereiro, e há temor de que os municípios enfrentem colapso nos atendimentos devido à alta demanda de pacientes com dengue.
Mobilização regional – Dia D contra a aengue
Além do decreto, os prefeitos decidiram organizar um Dia D Contra a Dengue, um mutirão regional para intensificar as ações de combate ao mosquito transmissor. O evento abrangerá todas as cidades do consórcio, especialmente áreas de divisa, onde a transmissão é mais preocupante. A data ainda será definida.
Fonte: Giro SA
Para mais informações e outras novidades de Osasco, siga o @osasconews_oficial no Instagram e fique sempre atualizado!