Nesta sexta-feira (28), sete planetas do Sistema Solar — Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno — estarão visíveis no céu, em um fenômeno astronômico chamado conjunção planetária. Desses, apenas Marte, Vênus e Júpiter poderão ser observados a olho nu.
Como observar?
O astrofísico Ricardo Ogando, do Observatório Nacional, recomenda procurar um local com visão livre para o oeste, logo após o pôr do sol. Aplicativos de astronomia podem ajudar na localização dos planetas.
Vênus será o mais brilhante, seguido por Júpiter e Marte. Mercúrio poderá ser visto brevemente no horizonte, enquanto Urano e Netuno só são visíveis com telescópios.
Fenômeno não é raro
Embora o termo “alinhamento” seja popular, o fenômeno correto é a conjunção planetária, em que os planetas aparecem próximos no céu. O Observatório Nacional afirma que eventos similares ocorrerão ainda este ano, entre 12 e 20 de agosto.
Mitos e fatos
Astrônomos esclarecem que o fenômeno não causa desastres naturais, pois a influência gravitacional dos planetas na Terra é insignificante. Além disso, conjunções planetárias ocorrem com certa frequência e não são eventos extremamente raros.
Para os amantes da astronomia, esta é uma excelente oportunidade de observar e se conectar com o cosmos.
Fonte: Agência Brasil
Para mais informações e outras novidades de Osasco, siga o @osasconews_oficial no Instagram e fique sempre atualizado!