Lula passa por cirurgia em São Paulo após hemorragia intracraniana

Lula, 79, passou por cirurgia para drenar hematoma intracraniano no Hospital Sírio-Libanês após queda em outubro. Está estável na UTI, e novos boletins serão divulgados sobre sua recuperação.
Imagem: Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Na madrugada desta terça-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido a uma craniotomia para drenagem de um hematoma no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O procedimento ocorreu sem intercorrências, e o presidente está internado na UTI, onde se encontra estável e sob monitoramento.

A internação de urgência ocorreu após Lula sentir dores de cabeça na noite de segunda-feira (9), em Brasília. Exames revelaram uma hemorragia intracraniana decorrente de um acidente doméstico ocorrido em 19 de outubro, quando o presidente sofreu uma queda e bateu a região da nuca.

Segundo o hospital, a cirurgia foi bem-sucedida, e mais detalhes serão divulgados em uma coletiva de imprensa nesta manhã, às 9h. A equipe médica responsável pelo caso inclui os especialistas Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.

Histórico recente de saúde

Lula, de 79 anos, já passou por uma cirurgia no quadril em setembro de 2023 e, após o acidente em outubro, cancelou viagens internacionais, incluindo sua participação em um encontro do Brics na Rússia.

A presidência segue monitorando a situação e atualizações sobre o estado de saúde do presidente serão divulgadas ao longo do dia.


Fonte: G1 (Globo) / Agência Brasil


Para mais informações e outras novidades de Osasco, siga o Osasconews_oficial no Instagram e fique sempre atualizado!