O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou a liberação de R$ 180 milhões para a expansão do Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo, também conhecido como Corredor Oeste. O montante inclui recursos para a continuidade das obras e o pagamento de desapropriações necessárias para a ampliação do trecho entre Carapicuíba e Osasco. O anúncio foi feito no sábado (19), durante um evento em Carapicuíba.
“Estamos dando mais um passo importante. Agora é ligar o Terminal Luiz Bortolosso (Km 21) ao Terminal Vila Yara. O projeto já está autorizado e vai beneficiar mais de 54 mil passageiros, com 30 linhas atendidas. Estamos contribuindo com a mobilidade urbana”, afirmou o governador durante a cerimônia.
Além da continuidade das obras, Tarcísio destacou que o valor liberado já inclui as desapropriações previstas, ressaltando que o processo será feito com cautela. “São quase R$ 200 milhões em investimentos, incluindo o trecho e as desapropriações. Estamos trabalhando com muito cuidado para garantir também soluções habitacionais junto às intervenções de mobilidade”, diz o governador.
Expansão do Corredor Oeste até Osasco
O próximo trecho a ser implantado do Corredor Oeste compreende 7,6 km, ligando o Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso, no Km 21, ao Terminal Vila Yara, em Osasco. O projeto executivo para esse trecho já está finalizado e prevê a instalação de 10 novas paradas de embarque e desembarque.
Quando finalizado, o Corredor Itapevi-São Paulo terá 23,6 km de extensão. Até o momento, 13,8 km já foram implantados, com 16 paradas em operação, além de quatro terminais e uma estação de transferência. Entre as obras já entregues, destaca-se a implantação de um viaduto em Itapevi.
Impacto na mobilidade
O Corredor Oeste opera atualmente com 222 ônibus, distribuídos em 37 linhas, realizando 1.649 viagens diárias e transportando cerca de 70 mil passageiros em dias úteis. A expectativa é que a ampliação até Osasco aumente significativamente a capacidade de transporte e melhore a integração dos sistemas de mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo.
Essa nova etapa marca mais um avanço na infraestrutura de transporte público da Grande São Paulo, trazendo mais conforto e agilidade para milhares de usuários que dependem do sistema diariamente.
Fonte: Giro SA
Para mais informações e outras novidades de Osasco, siga o Osasconews_oficial no Instagram e fique sempre atualizado!