Search
Close this search box.

Poupatempo Lança Atendimento com Intérpretes de Libras para Pessoas Surdas

Poupatempo de São Paulo agora oferece atendimento para surdos com intérpretes de Libras via videochamada, promovendo inclusão e facilitando o acesso aos serviços públicos estaduais.
Imagem: Freepik

Serviços serão feitos via videochamadas, com intérpretes de Libras, no auxílio da comunicação entre o colaborador do Poupatempo e o usuário.

Já está disponível nos postos de Poupatempo de Osasco, Cotia, Carapicuíba, Santana de Parnaíba e outras cidades do estado de São Paulo o atendimento para surdos pela Central de Interpretação de Libras. Este novo serviço, implementado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, entrou em vigor na quinta-feira (11) e faz parte do programa São Paulo São Libras. A ação visa facilitar o acesso aos serviços públicos estaduais e promover a inclusão das pessoas com deficiência auditiva.

Segundo o governo estadual, o suporte será feito pela Central de Interpretação de Libras, com intérpretes que vão intermediar a comunicação entre o colaborador do Poupatempo e o usuário. “O SP São Libras é um marco na inclusão e no atendimento às pessoas com deficiência auditiva, garantindo que todos tenham acesso igualitário aos serviços públicos. Esta parceria com o Poupatempo vai ampliar ainda mais a iniciativa, incluindo e aproximando as pessoas junto à comunidade surda”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Como Funciona o Atendimento para Pessoas Surdas no Poupatempo

Para ser atendido presencialmente no Poupatempo é obrigatório agendamento prévio de data e hora, sem nenhum custo, pelo portal Poupatempo, aplicativo Poupatempo, totens de autoatendimento ou ainda pelo WhatsApp, no número (11) 95220-2974. Além dos 242 postos distribuídos em todas as regiões de São Paulo, o serviço de atendimento em Libras, lançado em outubro de 2023, também é oferecido de forma digital, com acesso pelo site e aplicativo do programa. Desde que a novidade foi implantada, a funcionalidade em Libras já obteve mais de cinco mil acessos. “Referência nacional na prestação de serviços públicos, o Poupatempo conta com funcionários capacitados em Libras para receber, orientar e atender pessoas surdas”, ressalta o Poupatempo.

Sobre o Programa São Paulo São Libras

Lançado em outubro de 2023, o programa “São Paulo São Libras” oferece atendimento em Libras a pessoas surdas em órgãos estaduais com serviços presenciais ao público. O programa permite que servidores acionem intérpretes de Libras por meio de videochamada para facilitar a comunicação com pessoas com deficiência auditiva.

A central de interpretação de Libras já está disponível em 1,3 mil delegacias que prestam atendimento ao público, em 233 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), em 20 Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEIs). O serviço também segue disponível nos 18 Centros de Integração e Cidadania (CIC) existentes no estado. Com o lançamento desta quinta-feira (11), o programa chega aos 242 postos do Poupatempo na capital, interior e litoral de São Paulo.


Fonte: Giro SA


Para mais informações e outras novidades de Osasco, siga o Osasconews_oficial no Instagram e fique sempre atualizado!