Nesta terça-feira, 11 de junho, a cidade de Osasco foi palco da Operação Impacto Metropolitano, a maior operação policial da América Latina. Com a mobilização de 1.698 policiais e 546 viaturas, a ação teve como objetivos combater crimes patrimoniais, apreender drogas e capturar foragidos da Justiça na região.
A concentração das equipes ocorreu no espaço Arena VIP Osasco, localizado na Avenida Sport Clube Corinthians Paulista. Entre as autoridades presentes estavam o Secretário Estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, o Comandante de Policiamento Metropolitano, Cel PM Caio, e o Secretário de Segurança Urbana de Osasco, Cel PM Virgolino, além de diversas outras autoridades civis e militares.
Sob o planejamento e organização do CPA/M-8, comandado pelo Cel PM Renato Lopes, a operação contou com a participação de Policiais Militares e viaturas dos CPA/M-6 (Grande ABC), CPA/M-7 (Guarulhos e Região), CPA/M-8 (Osasco e Região) e CPA/M-12 (Mogi das Cruzes e Região). Mais de dez unidades especializadas, como o Policiamento de Choque, Trânsito, Rodoviário, Comandos e Operações Especiais, Academia de Polícia Militar do Barro Branco, Guarda Civil Municipal e Polícia Civil, também integraram a ação.
A Operação Impacto Metropolitano destacou-se pelo uso de tecnologia avançada para aumentar a eficiência policial. Segundo o coronel Lopes, policiais receberam QR Codes em três cores diferentes, baseados em estudos científicos, que indicam o nível de criminalidade das áreas, facilitando a atuação mesmo em territórios desconhecidos.
Além disso, câmeras de monitoramento foram utilizadas em um gabinete de comando de controle, permitindo a visualização em tempo real de toda a operação e possibilitando ajustes durante a missão. “É um modelo baseado em quatro frentes que, além da tecnologia, conta com análise criminal, comunicação social e divulgação com parceiros institucionais interessados em segurança pública. É um formato já utilizado em outros locais da capital e que trouxe excelentes resultados”, explicou o coronel Caio Oliveira.
A operação resultou em:
- 17 foragidos presos
- 4 prisões em flagrante
- 3 prisões por tráfico de drogas
- Drogas apreendidas: 9,262 kg de maconha, 1,750 kg de cocaína e 0,500 kg de crack, totalizando 11,512 kg
- Armas apreendidas: 1 simulacro e 1 faca
A Operação Impacto Metropolitano em Osasco reafirma o compromisso das forças de segurança pública em combater a criminalidade e garantir a segurança dos cidadãos, demonstrando a eficácia de ações coordenadas e tecnologicamente avançadas.
Fonte: Giro SA