Foto: Reprodução da Internet
Nesta quinta-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um projeto de lei que estabelece o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado nacional. Celebrado em 20 de novembro, este dia homenageia Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, morto no século XVII, e representa um momento de reflexão sobre a cultura afro-brasileira e os direitos da população negra no Brasil.
Antes dessa decisão, o 20 de novembro já era feriado em seis estados brasileiros – Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo – e em cerca de 1,2 mil cidades, incluindo Boa Vista em Roraima.
O reconhecimento como feriado nacional ocorre após a aprovação do projeto pela Câmara e pelo Senado no mês passado, impulsionado pela recente formação de uma bancada negra na Câmara.
Em 2011, o Congresso Nacional já havia instituído o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra para 20 de novembro, aniversário de morte de Zumbi. No entanto, naquela época, optou-se por não declarar a data como feriado em todo o território nacional.
Fonte: www12.senado.leg.br